sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dedicação Sem Retorno


Você está preparado para doar-se sem retorno, sem ao menos esperar algo em troca? Eu não sei se posso com isso, pois são nos detalhes, nos pequenos e quase imperceptíveis detalhes que os sentimentos são demonstrados.
Ontem, comecei a ler um livro cristão que fala sobre namoro (quanto mais leio esses livros, mais vejo como minha vida está errada). Logo no começo um dos temas abordados já me incomodou - incomodaria também os mais "moderninhos", mas não é sobre isso quero falar. Quero falar sobre "dar sem receber" dos relacionamentos.
Segundo o livro: "Amar não é apoderar-se do outro para satisfazer-se; é o contrário, é dar-se ao outro para completá-lo. (...) A felicidade verdadeira se constrói quando fazemos o outro feliz; quando amamos". Quando estamos num relacionamento e gostamos da pessoa, admiramos, respeitamos e desejamos nada mais que a felicidade do outro, as coisas fluem da melhor maneira possível. O bem estar do parceiro te deixa feliz e suas preocupações são mútuas, e posso dizer que o amor é um aprendizado: tempos de estudo e paciência. Mas se há uma coisa com a qual não concordo é dedicar-se ao outro sem esperar nada em troca. Se damos carinho, atenção e tempo não podemos não esperar agradecimento ou reconhecimento, e como sabemos se estamos tendo retorno? Simples: um olhar, um gesto ou um obrigado. Em todo e qualquer relacionamento que não haja "devolução" das boas ações, não há evolução de ambos, aquele que não é reconhecido desistirá, pois perceberá que é como tentar esvaziar um rio com um balde, a final, ninguém quer ser infeliz ou escravo de um amor. Não sou radical em nenhum assusto, sempre vejo os dois lados para escolher um ou amenizar  os dois, e é assim que digo que não concordo com o ponto de vista do autor. Nesse tipo de relacionamento deve haver reciprocidade, ou não haverá continuação.

4 comentários:

  1. Qualquer ação ou reação tem de ser feita sem esperar nada em troca ... caso isso não aconteça as coisas seriam um caos e tudo movido a "ganancia".

    ResponderExcluir
  2. Ganância é o exagero do esperar em troca, nada deve ser exagerado.

    ResponderExcluir
  3. Talvez o autor estivesse falando de um amor diferente do que todos imaginam. É claro que quando buscamos um parceiro para namorar e compartilhar os momentos, sentimentos, compartilhar a vida, esperamos sim um retorno desse amor doado.

    Falando em uma visão cristã o amor perfeito é o amor chamado Ágape, que é o amor de Deus. Esse tipo de amor não é alimentado pelo mérito ou valor da pessoa amada, mas por Deus. Esse amor não é egoísta, não busca a própria felicidade, mas a do outro. Não da 50% para receber 50%, da 100% e não espera nada em troca.

    Algumas pessoas dizem que esse tipo de amor não é possível para um ser humano, tem razão. Ninguém pode amar desse jeito a menos que Deus lhe dê esse tipo de amor.

    Só podemos ter o dom do amor pq Deus nos amou primeiro.(1 João 4:19)

    Deus nós ama como nós somos independente das nossas atitudes e dos nossos atos, refletindo sobre esse amor de Deus com a ajuda do Espirito Santos podemos aprender a amar de verdade.(Galatas 5:22)

    ResponderExcluir
  4. Pedro, não discordo que disse sobre o amor de Deus, mas também não acho que há apenas uma definição para todas as palavras existentes. Esse amor de Deus também deve ter sua variação e exceção. Assim como cada pessoa tem sua definição de amor.

    ResponderExcluir