Você está preparado para doar-se sem retorno, sem ao menos esperar algo em troca? Eu não sei se posso com isso, pois são nos detalhes, nos pequenos e quase imperceptíveis detalhes que os sentimentos são demonstrados.
Ontem, comecei a ler um livro cristão que fala sobre namoro (quanto mais leio esses livros, mais vejo como minha vida está errada). Logo no começo um dos temas abordados já me incomodou - incomodaria também os mais "moderninhos", mas não é sobre isso quero falar. Quero falar sobre "dar sem receber" dos relacionamentos.
Segundo o livro: "Amar não é apoderar-se do outro para satisfazer-se; é o contrário, é dar-se ao outro para completá-lo. (...) A felicidade verdadeira se constrói quando fazemos o outro feliz; quando amamos". Quando estamos num relacionamento e gostamos da pessoa, admiramos, respeitamos e desejamos nada mais que a felicidade do outro, as coisas fluem da melhor maneira possível. O bem estar do parceiro te deixa feliz e suas preocupações são mútuas, e posso dizer que o amor é um aprendizado: tempos de estudo e paciência. Mas se há uma coisa com a qual não concordo é dedicar-se ao outro sem esperar nada em troca. Se damos carinho, atenção e tempo não podemos não esperar agradecimento ou reconhecimento, e como sabemos se estamos tendo retorno? Simples: um olhar, um gesto ou um obrigado. Em todo e qualquer relacionamento que não haja "devolução" das boas ações, não há evolução de ambos, aquele que não é reconhecido desistirá, pois perceberá que é como tentar esvaziar um rio com um balde, a final, ninguém quer ser infeliz ou escravo de um amor. Não sou radical em nenhum assusto, sempre vejo os dois lados para escolher um ou amenizar os dois, e é assim que digo que não concordo com o ponto de vista do autor. Nesse tipo de relacionamento deve haver reciprocidade, ou não haverá continuação.